RÁDIO NOVA ALIANÇA (92) 99240-0368
Baleia jubarte engole jovem e o cospe instantes depois

14 DE FEVEREIRO DE 2025

No último sábado (8), um incidente inusitado chamou atenção em Punta Arenas, no sul do Chile, envolvendo um jovem venezuelano e uma baleia-jubarte. Adrián Simancas, de 24 anos, estava em um caiaque inflável, realizando uma atividade aquática com seu pai, Dell Simancas, anestesista de 49 anos, no Estreito de Magalhães, quando o inesperado ocorreu.

Durante a atividade, enquanto Dell filmava seu filho na água, uma baleia-jubarte emergiu repentinamente e engoliu Adrián. Após alguns segundos, o animal o soltou, e o jovem conseguiu retornar à superfície com seu caiaque. O incidente foi rápido, mas impactante.

Após o susto, ambos decidiram interromper a viagem, embora Adrián tenha afirmado que continuará suas aventuras com o pai, com mais precauções.

Em entrevista ao jornal chileno La Prensa Austral, Adrián relatou com detalhes sua experiência. Ele mencionou que, antes do encontro com a baleia, observou um jato de água no céu, mas não imaginou que fosse uma baleia: “Quando continuei sentindo aquele impacto, sabia que não poderia ser uma onda, pois seria algo mais forte, como um tsunami”, contou ele. Adrián descreveu o momento em que ficou submerso: “Fiquei desorientado, pensei que tinha sido engolido e que estava acabado.”

O caso repercutiu nas redes sociais e gerou comparações com a história bíblica de Jonas, o profeta que, após tentar fugir da ordem de Deus de pregar em Nínive, foi engolido por um grande peixe durante uma tempestade.